V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

novembro, 2011

Festival Internacional BNDES de Piano é aberto no Theatro Municipal do Rio; autores de “Guiomar Novaes do Brasil” autografam o livro

Pianista Daniil Trifonov se apresenta no Theatro Municipal do Rio

Às 11h deste domingo, 27 de novembro de 2011, o palco do Theatro Municipal do Rio recebeu Julio Ramundo, Diretor do BNDES que inaugurou oficialmente o Festival Internacional BNDES de Piano, evento ligado ao Concurso de piano, que recolocou o Rio de Janeiro no mapa dos certames mundialmente reconhecidos na área da música.

Em seguida, Dr. Ramundo chamou ao palco o ex-Vice-Presidente do Banco,Armando Mariante, que lembrou o nascimento do projeto, em sua gestão – ele foi o propulsor do apoio ao Concurso Internacional BNDES de Piano desde sua origem -, sempre  sob a coordenação de Lilian Barretto. “O livro que nós estamos lançando hoje tem uma peculiaridade que faz dele um documento importante e inédito – ele resgata principalmente a vida e a carreira de Guiomar em Nova York. (…). Foi um trabalho de garimpo que nos brinda com informações preciosas, muitas nunca vistas e ainda dois CDs inéditos (parte integrante do livro) com gravações de Guiomar tocando com a NY Philharmonic nos anos 50 e 60”.

Os autores de “Guiomar Novaes do Brasil” autografam o livro na abertura do Festival

Com a presença dos autores de Guiomar Novaes do Brasil – Luciana Medeiros eJoão Luiz Sampaio, da coordenadora Lilian Barretto e do neto de Guiomar Novaes, Luiz Felipe Camargo Pinto (que levou ao palco seu filho, Luiz Eduardo), Julio Ramundo e Armando Mariante apresentaram também o piano de concerto Steinway que o Concurso Internacional BNDES adquiriu.

E foi este Steinway que o pianista russo Daniil Trifonov, de apenas 20 anos, grande vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011, inaugurou em seguida. Ele tocou peças de Chopin, Liszt, Schubert-Liszt e Paganini-Liszt. “Um fenômeno, um talento, ainda amadurecendo, mas com dinâmicas espantosas e uma musicalidade incrível. Muito expressivo”, disse José Schiller, apresentador do programa A Grande Música na TV Brasil e também músico. O advogado Alexandre Martins, amante da música, celebrou a manhã com entrada franca: “A abertura do Festival mais do que valoriza o instrumento de Guiomar Novaes; foi um lindo concerto”.

Depois do recital de Trifonov, os autores autografaram o livro no saguão do Theatro.

Veja aqui fotos da abertura do Festival Internacional BNDES de Piano – 2011

O crítico Clóvis Marques celebra o concerto de abertura do Festival e o lançamento do livro : Guiomar Novaes do Brasil

“Ele é da era da Internet; ela é do tempo do gramofone. Ele pode ser ouvido instantaneamente no YouTube; ela precisa ter suas gravações resgatadas”. Assim começa a crítica de Clóvis Marques no jornal Opinião e Notícia desta segunda-feira, 28/11. Veja o texto completo aqui.

 

 

 

Crítico João Marcos Coelho, do Estado de São Paulo, escreve sobre o Festival Internacional BNDES de Piano e o livro Guiomar Novaes do Brasil

No jornal O Estado de São Paulo deste sábado, o crítico João Marcos Coelho escreve sobre o Festival Internacional BNDES de Piano e o livro Guiomar Novaes do Brasil, de Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que será lançado neste domingo, 27/11, às 11h, com o recital do pianista russo Daniil Trifonov no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “O livro e as gravações ora trazidas a público pela primeira vez enriquecem o perfil biográfico, profissional e sobretudo da intérprete Guiomar Novaes? A resposta, em ambos os casos, é um convicto sim”. Leia a íntegra da reportagem nos links abaixo:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,revisto-piano–,803253,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,guiomar-e-nelson–freire-dna-identico-,803256,0.htm

 

Jornal da Rússia celebra Daniil Trifonov

Um perfil do jovem pianista que ganhou o Concurso Tchaikovsky 2011 e que toca neste domingo no Rio abrindo o Festival Internacional BNDES de Piano

“Jovem pianista russo começa a conquistar o mundo” – o título da reportagem  publicada em 8 de novembro no jornal Russia Beyond the Headlines dá o tom de imensa celebração em torno do artista que abre o Festival Internacional BNDES de Piano neste domingo, 27/11, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – e com entrada franca. “Ele está apenas iniciando a vida exaustiva das turnês internacionais”, diz o repórter Ayano Hodouchi. “Num concerto em Guildford, na Inglaterra, as luzes se apagaram no meio do primeiro movimento – e Trifonov continuou tocando o Concerto n. 1 de Tchaikovsky na mais completa escuridão, um feito que muitos diriam ser impossível. Ele apenas sorriu e disse: ‘tocar a cadência no escuro é uma experiência espetacular para um artista’”. E Hodouchi continua, contando que encontrou o jovem comendo avidamente um saquinho de amendoins nos bastidores do Carnegie Hall, antes de sua estreia na casa nova-iorquina, a título de almoço – “ele me disse que nem smepre tinha tempo para comer, apenas para estudar”. “Pálido e magro”, continua, “ele parece um adolescente, mas já ficou conhecido pela forçado talento e pela fanática concentração com que trabalha pela música”. Retraído, sério, modesto, desinteressado da fama e dos fãs, segundo a reportagem, cultiva uma “estudada indiferença” pelo mundo de celebridades que agora o rodeia.

O artigo acompanha o trajeto do jovem artista: “Desde que ganhou o terceiro lugar no XVI Concurso Chopin em Varsóvia, sua vida foi um vendaval. Ganhou em maio de 2011 o prêmio Arthur Rubinstein em Tel-Aviv e, em Junho, chegou a Moscou para o Concurso Tchaikovsky. Na final, tocou o Concerto No.1 para Piano e Orquestra de Chopin. A conselho de seu professor no Cleveland Institute of Music, Sergei Babayan. ‘Prove que você pode ganhar tocando Chopin; se ninguém ganhou antes, seja o primeiro’. E ele ganhou. (…)  Depois da vitória, ele recebeu 150 convites apenas para o primeiro ano  e aceitou 85. Costuma estudar de cinco a sete horas por dia”.

 Confira aqui a agenda do pianista.

E aqui , sua performance do Concerto n. 1 para Piano e Orquestra de Chopin, com a Filarmônica de Israel.

 


O brasileiro Fabio Martino, que toca dia 6/12 no Rio de Janeiro, fez estreia norte-americana em Des Moines

Crítico do Des Moines Register elogia a performance e escreve, bem humorado: “ele deve ter uma terceira mão para tocar desse jeito”

A estreia nos Estados Unidos do pianista Fabio Martino aconteceu dia 22 de outubro e mereceu elogios do crítico Michael Morain, do principal jornal de Des Moines, capital de Iowa .  O crítico norte americano destacou a fluidez do fraseado e a clareza da interpretação do brasileiro no concerto de Schumann em Lá Menor, com regência de Joseph Giunta – que esteve no júri do II Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.  Para o bis, Martino ofereceu a peça de Nikolai Kapustin, “For the Seconds” Etude No. 1, Opus 68, que ele defendeu na semifinal do Concurso na edição 2010. Morain aconselha os leitores a checar no Youtube a gravação da competição brasileira  e aposta que o pianista tem “dez, ou provavelmente quinze dedos para tocar daquela maneira”.

Martino toca dia 6/12 no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, no Rio, depois de se apresentar em Fortaleza, dia 30/11, e em Belém, dia 4/12.

 


Festival Internacional BNDES de Piano traz ao Rio o grande vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011

Jovem russo toca no Brasil a convite do Festival após ganhar em julho deste ano o Primeiro Prêmio em Moscou

Read the rest of this entry »

Chega ao Rio de Janeiro um novo piano de concerto, adquirido pelo Concurso Internacional BNDES de Piano.

Instrumento, da marca Steinway, será inaugurado dia 27/11 por Daniil Trifonov na abertura do Festival 2011, no Theatro Municipal do Rio

Read the rest of this entry »

Concurso lança o livro “Guiomar Novaes do Brasil”

Lançamento acontece na abertura do Festival Internacional BNDES de Piano, domingo, 27/11, às 11h, no Theatro Municipal do Rio, que terá concerto de Daniil Trifonov com entrada gratuita

Read the rest of this entry »