V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

fevereiro, 2014

Concerto de Lançamento do Concurso

Yulianna-AvdeevaSolista: Yulianna Avdeeva

Yulianna Avdeeva é a primeira mulher, após Martha Argerich, a vencer o 1º Prêmio no Concurso Internacional Frédéric Chopin, em 2010, em Varsóvia. Depois de vencer este prestigiado concurso seguiu-se uma sólida carreira que a estabeleceu como uma artista de profunda musicalidade, grande virtuosismo e rigor intelectual.

Na temporada atual, Yulianna Avdeeva será solista das orquestras: Filarmônica Tcheca (dir: Manfred Honeck), Sinfônica da Rádio Finlandesa (dir: Vasily Petrenko), Filarmônica de Londres (dir: Vladimir Jurowski), Sinfônica de Pittsburg, Filarmônica Real de Liège, Sinfônica Nacional da Rádio da Polônia e a Filarmônica de Osaka. Em 2014 ela fará uma tournée na Espanha e na Itália como solista da Orquestra Sinfônica Tchaikovsky da Rádio de Moscou, sob a direção de Vladimir Fedoseyev e se apresentará em recitais em Paris, Munique, Milão, Trieste, Seoul e Hong Kong.

Em 2013, Yulianna Avdeeva foi a solista de memorável turnê, nos Estados Unidos, com a Orquestra Filarmônica de Varsóvia, sob a direção do maestro Antoni Wit, concertos no Japão com a Orquestra do Século XVIII sob a regência de Frans Brüggen, além de concertos com a Orquestra Nacional de Santa Cecilia (Roma) e Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, sob a regência de Marek Janowski.

Conhecida por gostar de tocar em instrumentos antigos, Avdeeva gravou os dois concertos de Chopin, num piano Érard, com a Orquestra do Século XVIII sob a direção Frans Brüggen. O CD foi lançado pelo selo do Instituto Frédéric Chopin, e foi acolhido com grande sucesso da imprensa especializada e do público.

Além de suas atividades como solista, Yulianna Avdeeva é entusiasta de música de câmara, apresentando-se com a violinista Julia Fischer, o Quarteto da Filarmônica de Berlim e músicos da Orquestra St.Martin in the Fields. Em outubro de 2014, Avdeeva e Julia Fischer se apresentarão em várias importantes cidades européias.

Yulianna Avdeeva iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade na renomada Gnessin Special School of Music, em Moscou, com Elena Ivanova. Estudou também com Konstantin Scherbakov na Universidade de Artes de Zurique e na famosa Academia Internacional de Piano de Como, onde ela continua a se aconselhar com Dmitri Bashkirov e Fou Ts’ong. Além de vencer o Concurso Chopin, Avdeeva venceu outros renomados concursos internacionais tais como o Bremem Piano Competition (2003), o Concurso de Genebra (2006) e o Concurso Arthur Rubinstein, na Polônia.

CONCERTO DE LANÇAMENTO DO CONCURSO
5 DE ABRIL – 17 HORAS – THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
REGÊNCIA: FABIO MECHETTI
SOLISTA: YULIANNA AVDEEVA

PROGRAMA:
Villa-Lobos                             Bachiana Brasileira nº 9
Mozart                                     Concerto K.467 para piano e orquestra
Chopin                                     Concerto nº 1 para piano e orquestra

ENTRADA GRATUITA

Os ingressos para o dia 5 de abril estarão à disposição na bilheteria do Theatro Municipal duas horas antes do espetáculo e serão entregues de acordo com a ordem de chegada do público.

Audições para bolsas de estudo

A próxima audição para candidatos a bolsas de estudo será no dia 27 de março de 2014, às 10 horas, na USP. Envie seu currículo ao e-mail cip.rio@br.inter.net para fins de inscrição e informações sobre o programa a ser tocado.