O Concurso
O BNDES considera que o acesso à música clássica, com todo o seu colorido, complexidade e riqueza histórica (afinal, a música é tão antiga quanto a civilização) está entre as formas nobres de conhecimento. Temos também a convicção de que a cultura, em suas diversas formas, é um elemento indissociável dos avanços sociais no país. A verdade é que em cada concerto está potencialmente embutida a oportunidade para que um número cada vez maior de pessoas descubra os infinitos caminhos da música.
Por esse motivo, apoiar a realização do V Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro é uma honra para o Banco, que desde 1952, quando foi criado, tem atuado como o principal agente de desenvolvimento do País.
Nossa tarefa maior no Banco é identificar bons projetos nos mais diversos setores da economia desde os megaprojetos em setores tradicionais como infraestrutura até o apoio à micro empresa brasileira, mas sem deixar de lado a economia da cultura, que aproveita a criatividade que floresce em nosso país para gerar e produzir riquezas de forma sustentável.
O BNDES é um dos principais patrocinadores do cinema nacional, é o maior financiador de restaurações do patrimônio histórico do País e grande investidor na preservação dos acervos culturais e históricos do país.
Com o apoio à quinta edição do Concurso Internacional de Piano em 2016, em homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri, o Banco tem o privilégio de ajudar a descobrir e dar oportunidades a jovens talentos da música de concerto.
Desta forma, ao tempo em que cumprimos nossa missão de fomentar a cultura, mantemos nossa contribuição para o desenvolvimento econômico e social de nosso País.