V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

Direção Artística

Lilian-ao-pianoLilian Barretto

Estudou no Brasil com Gilberto Tinetti, Glória Maria Fonseca Costa e Jacques Klein. No exterior, fez parte da classe do prof. Jan Ekier, na Escola Superior de Música de Varsóvia, Polônia, entre 1969 e 1970. Em 1970 participou também do Festival Internacional de Música de Annecy, França, nas classes de Amy Dommel-Dieny e Norbert Dufourcq.

Foi vencedora de inúmeros Concursos Nacionais de Piano, entre eles, o Concurso Nacional de Piano da Bahia em 1968. Recebeu do Ministério da Cultura da Polônia a Medalha de Ordem ao Mérito em 1984. Neste mesmo ano, participou do Congresso de Mulheres Musicistas em Paris e, por dois anos consecutivos, realizou estágio de produção artística na Royal Opera House, em Londres.

Além de sua carreira como solista e camerista, foi diretora da Sala Cecília Meireles e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No Brasil, tocou sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Simon Blech, David Machado, Roberto Duarte, Diogo Pacheco, Alceu Bocchino, Thomas Conlin e muitos outros.

Como camerista realiza intensa atividade, tendo tocado com a violinista russa Nina Beilina, o Quarteto de Colônia, o tenor Aldo Baldin, o oboista Alex Klein, e o bandoneonista argentino Daniel Binelli, além do duo permanente com o violinista Paulo Bosisio que comemorou 30 anos em 2008 e de recente recital com o tenor Fernando Portari.

Desde 1992 realiza espetáculos de música e dança em parceria com a bailarina Ana Botafogo (Concertos Coreográficos, Ana Botafogo In Concert e Três Momentos do Amor), em diversas cidades brasileiras.

Em julho de 2001, foi jurada do Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, em Lisboa. Em 2003 e 2004 apresentou-se no “Festival du Chateau de la Follie”, Bélgica, e no Festival Liszt de Grottamare, Itália.

Em 2004 participou do Festival de Música de Rapallo, Itália, e do “Festival Les Nuits Pianistiques”, em Marselha, França, tocando Mozart com a Orquestra Filarmônica de Baden-Baden, sob a regência do maestro Werner Stiefel. Em 2006 apresentou-se no Musée Debussy em Saint-Germain-en–Laye, França. Em agosto de 2008 tocou no Amiata Piano Festival na Toscana, Itália. Desde 2009 é a diretora artística do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

CDs gravados: Prelúdios e Canções de Amor (Cláudio Santoro e Vinicius de Moraes) com o tenor Aldo Baldin, gravado em 1983 na Alemanha; Piazzollando, com o bandoneonista argentino Daniel Binelli, gravado ao vivo no Rio de Janeiro em 1994; Sonatas Românticas com o violinista Paulo Bosisio, gravado em maio de 1998 na Radio Suisse Romande, em Genebra, Suíça; Francisco Mignone – a Integral da Obra Romântica para violino e piano, com o violinista Paulo Bosisio, gravado no Rio de Janeiro em 2005.

DVD: Ana Botafogo e Lilian Barretto em Três Momentos do Amor, gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2006.

Algumas críticas a seguir:

Lilian Barretto posee una tecnica muy completa y musicalidad sensible y de gran flexibilidad.
El Imparcial – Madri, Espanha

Un franco successo la Suite Baal Schem, uno dei punti più alti della serata. Lilian Barretto há messo in risalto la sua ottima preparazione.
Il Giornale – Milão, Itália

Decisive participation in the highlights of the performance, L. Barretto has played with absolute firmness and musical quality.
Karlheinz Ebert – Badische Neueste Nachrictten, Karlshue, Alemanha

En duo, en trio, en solo, Lilian Barretto a témoigné de tout ce qui fait le bonheur de la musique: l´ardeur et la virtuosité tout d´abord, gage d´un climat d´euphorie, la capacité de s´investir à fond et l´art de “parler” la musique.
MDM – La Libre Belgique, Bruxelas, Bélgica

Esecutori d´eccezione per uma serata d´eccezione… um ascolto vivace apprezzato dal plublico come e più dei precedenti…Giovanni Desideri – Il Quotidiano, Grottammare, Itália