V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
A próxima edição do Concurso Internacional BNDES de Piano está prevista para abril de 2019. Em breve divulgaremos as datas e o Regulamento.

Chega ao Rio de Janeiro um novo piano de concerto, adquirido pelo Concurso Internacional BNDES de Piano.

Instrumento, da marca Steinway, será inaugurado dia 27/11 por Daniil Trifonov na abertura do Festival 2011, no Theatro Municipal do Rio

Uma das mais importantes metas que norteiam o projeto do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro é o estímulo à busca da excelência na performance do instrumento – que só pode ser conseguida com a disponibilidade de bons pianos para as salas de concerto, escolas e instituições musicais. Depois de ter doado, na sua edição 2010, vinte pianos para diversas dessas organizações no Rio (Escola de Música da UFRJ, Conservatório Brasileiro de Música e OSB), o Concurso Internacional BNDES de Piano comprou em 2011, na Steinway de Hamburgo, um piano de cauda inteira que será utilizado nos espetáculos do Festival de 2011 e nas próximas edições do Concurso. Escolhido na fábrica alemã pelo pianista Pierre Réach – professor do Conservatório Nacional de Paris e que integrou o júri do Concurso BNDES de Piano em 2010, “esta aquisição integra o amplo elenco de ações que o BNDES vem desenvolvendo em prol da cultura brasileira em geral e da música clássica em particular”, destaca a pianista Lilian Barretto, diretora artística do Concurso.