V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
A próxima edição do Concurso Internacional BNDES de Piano está prevista para abril de 2019. Em breve divulgaremos as datas e o Regulamento.

Concurso lança o livro “Guiomar Novaes do Brasil”

Lançamento acontece na abertura do Festival Internacional BNDES de Piano, domingo, 27/11, às 11h, no Theatro Municipal do Rio, que terá concerto de Daniil Trifonov com entrada gratuita

Guiomar novaes

Com foco na carreira norte-americana da grande pianista brasileira Guiomar Novaes (1894-1979), homenageada da edição 2010 do Concurso, será lançado no Festival Internacional BNDES de Piano 2011 o livro “Guiomar Novaes do Brasil”, de Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio. Bilíngue (português/inglês), o volume faz um recorte da incrível carreira de Guiomar, vencedora do primeiro prêmio do Conservatório de Paris em 1911, acompanhando em especial as quase seis décadas em que a pianista se apresentou nos Estados Unidos. Os dois CDs incluídos no livro trazem três concertos de Guiomar Novaes como solista da Filarmônica de Nova York.

Remasterizados pelo Concurso BNDES de Piano, a partir do registro das transmissões radiofônicas guardados nos International Piano Archives de Maryland, os três concertos são o nº 4 de Beethoven (regência de George Szell), o nº 2 de Chopin (regência de Leonard Bernstein) e o de Schumann (regência de Andre Cluytens). Os CDs trazem também vários bônus com peças gravadas em recitais da pianista nos Estados Unidos. A tiragem será distribuída em bibliotecas e escolas de música, e terá uma cota a ser vendida por R$ 80,00 cada exemplar durante o Festival, em seguida nas Livrarias Cultura e, a partir de fevereiro, pela Revista Concerto. Toda a renda obtida será doada aos herdeiros da pianista.

Ouça SCHUMANN – Papillons Op. 2 Gravada no Hunter College, 22 de outubro de 1966 (16’55”)