Festival Internacional BNDES de Piano é aberto no Theatro Municipal do Rio; autores de “Guiomar Novaes do Brasil” autografam o livro
nov 29, 2011 /*php the_category(', ') */?>
/*php edit_post_link('Edit', ' | ', ''); */?>
/*php the_author(); */?>
Às 11h deste domingo, 27 de novembro de 2011, o palco do Theatro Municipal do Rio recebeu Julio Ramundo, Diretor do BNDES que inaugurou oficialmente o Festival Internacional BNDES de Piano, evento ligado ao Concurso de piano, que recolocou o Rio de Janeiro no mapa dos certames mundialmente reconhecidos na área da música.
Em seguida, Dr. Ramundo chamou ao palco o ex-Vice-Presidente do Banco,Armando Mariante, que lembrou o nascimento do projeto, em sua gestão – ele foi o propulsor do apoio ao Concurso Internacional BNDES de Piano desde sua origem -, sempre sob a coordenação de Lilian Barretto. “O livro que nós estamos lançando hoje tem uma peculiaridade que faz dele um documento importante e inédito – ele resgata principalmente a vida e a carreira de Guiomar em Nova York. (…). Foi um trabalho de garimpo que nos brinda com informações preciosas, muitas nunca vistas e ainda dois CDs inéditos (parte integrante do livro) com gravações de Guiomar tocando com a NY Philharmonic nos anos 50 e 60”.
Com a presença dos autores de Guiomar Novaes do Brasil – Luciana Medeiros eJoão Luiz Sampaio, da coordenadora Lilian Barretto e do neto de Guiomar Novaes, Luiz Felipe Camargo Pinto (que levou ao palco seu filho, Luiz Eduardo), Julio Ramundo e Armando Mariante apresentaram também o piano de concerto Steinway que o Concurso Internacional BNDES adquiriu.
E foi este Steinway que o pianista russo Daniil Trifonov, de apenas 20 anos, grande vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011, inaugurou em seguida. Ele tocou peças de Chopin, Liszt, Schubert-Liszt e Paganini-Liszt. “Um fenômeno, um talento, ainda amadurecendo, mas com dinâmicas espantosas e uma musicalidade incrível. Muito expressivo”, disse José Schiller, apresentador do programa A Grande Música na TV Brasil e também músico. O advogado Alexandre Martins, amante da música, celebrou a manhã com entrada franca: “A abertura do Festival mais do que valoriza o instrumento de Guiomar Novaes; foi um lindo concerto”.
Depois do recital de Trifonov, os autores autografaram o livro no saguão do Theatro.
Veja aqui fotos da abertura do Festival Internacional BNDES de Piano – 2011