V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
A próxima edição do Concurso Internacional BNDES de Piano está prevista para abril de 2019. Em breve divulgaremos as datas e o Regulamento.

Festival Internacional BNDES de Piano traz ao Rio o grande vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011

Jovem russo toca no Brasil a convite do Festival após ganhar em julho deste ano o Primeiro Prêmio em Moscou


Daniil Trifonov, russo de 20 anos que foi o grande vencedor, em julho deste ano, do Concurso Tchaikovsky, em Moscou, faz o recital de abertura do Festival, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Apesar dos compromissos firmados até 2013, Trifonov abriu, excepcionalmente, um espaço na agenda e estará no Rio para o recital do domingo, 27/11. Profusamente elogiado por Martha Argerich (“tecnicamente incrível” (…); “inacreditável é também seu toque, mistura de ternura com o elemento demoníaco”), Trifonov toca um programa com obras de Chopin, Schubert, Schumann, Paganini e Liszt. Vencedor de uma série de prêmios em concursos de imenso prestígio nos últimos dois anos – recebeu a Medalha de Ouro no Arthur Rubinstein/2011 e foi o Melhor Intérprete do Chopin/2010 – Trifonov tem sido convidado para tocar com grandes orquestras e regentes (veja a biografia completa aqui e também o programa do recital carioca). As últimas atualizações na agenda do pianista russo dão conta de que ele fará sua première com a Filarmônica de Israel em dezembro, sob a regência de Zubin Mehta. Em janeiro, parte em turnê com a Filarmônica de Viena, sob a regência de Valery Gergiev, além de fazer sua estreia em Paris, tocando na Salle Pleyel. Em 2012, estará se apresentando na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos.

O jornal New York Times do inicio de outubro reporta o delírio do público no concerto de Trifonov com a Orquestra Mariinsky no Carnegie Hall. Aqui abaixo, um exemplo de sua maestria na execução da Valsa Mefisto de Liszt no Concurso Tchaikovsky.

;