V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
A próxima edição do Concurso Internacional BNDES de Piano está prevista para abril de 2019. Em breve divulgaremos as datas e o Regulamento.

Kotaro Fukuma, segundo colocado no Concurso Internacional BNDES de Piano em 2010, toca no Rio dia 10/12, sábado, e em Manaus dia 12/12.

O jovem Kotaro Fukuma, segundo colocado no Concurso Internacional BNDES de Piano de 2010, deu uma entrevista por email ao site do Concurso, entre um concerto e outro (“estou escrevendo na partida de Berlim para Nova York”). Kotaro se apresenta no Rio de Janeiro dia 10 de dezembro, sábado, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, às 19h, e no Teatro Amazonas, em Manaus, dia 12, segunda-feira.

Contando que a música entrou muito cedo em sua vida (“minhas irmãs mais velhas estudavam piano e eu insistia em aprender – o que começou a acontecer no meu quinto aniversário”), mostra que está felicíssimo em voltar ao Brasil – e muito interessado na viagem para a Amazônia.

- Estou louco para conhecer a região – diz ele. – Fiquei muito honrado com a premiação do ano passado, quando vim pela primeira vez ao Brasil. Tive dez dias fantásticos aqui, especialmente com a apresentação Concerto no. 2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira no lindo Theatro Municipal, na finalíssima. Adorei a comida brasileira, a natureza e também a cordialidade.

Kotaro conhece Bossa-Nova: “Elisa (sic) Regina cantando Águas de Marco!”; e gosta de musica techno (“para dançar!”), pop, jazz e canções francesas. “Mas claro que eu ouço música clássica quase todo o tempo”. Sua rotina de estudo tem normalmente de entre 3 a 5 horas diárias ao piano mas, em tempos de grande exigência, como antes de um concurso, o tempo dedicado ao piano passa de seis horas. Apesar disso, cultiva muitos interesses como esportes e gastronomia, e quer aprender muitos idiomas, inclusive o português.

Antes de embarcar para o Rio, Kotaro toca no Weill Hall do Carnegie Hall em Nova York. O programa brasileiro tem peças de Bach, Beethoven, e os 3 L: Liszt, Ligeti e Liapounov.