V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
Daniel Ciobanu é o vencedor do V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

Tamila Salimdjanova vence o III Concurso

Tamila Salimdjanova é a grande vencedora do III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. A pianista do Uzbequistão, de apenas 21 anos de idade, apresentou-se na prova final no Theatro Municipal do Rio de Janeiro neste último sábado. Com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pela maestrina Lígia Amadio, Salimdjanova interpretou o Concerto para Piano nº 1 de Franz Liszt.

A pianista também recebeu o Prêmio do Público concedido pela primeira vez na história do Concurso. Salimdjanova é aluna de Irina Plotnikova no Conservatório de Moscou, e já conquistou premiações em concursos internacionais tais como Pro-Piano Romania (2003) e International Piano Competitions na Itália (2002/2005).

Mikhail Berestnev foi o segundo colocado, depois de interpretar o Concerto nº 3 de Sergei Prokofiev. O solista russo, de 24 anos, já venceu os concursos internacionais Stanislau Neugaus (Rússia, 2010) e Delphic Games (Bielorússia, 2008). O terceiro lugar foi para Nino Bakradze, pianista de 28 anos natural da Georgia, atualmente aluna do New England Conservatory of Music, que interpretou o Concerto nº 4 de Beethoven na prova final.

Confira as fotos do concerto.