Fabio Martino
Fabio Martino foi premiado em uma longa série de concursos nacionais e internacionais no Brasil, Portugal e Alemanha.
O 1° Prêmio no II Concurso Internacional BNDES de Piano, em 2010, além do prêmio de melhor interpretação de música brasileira executando os “Estudos Intervalares“ de Edino Krieger, lhe trouxeram convites para vários concertos no Brasil, USA e Europa, incluindo apresentações com a Orquestra Sinfônica de Des Moines e recitais em Fresno, Miami, Berlim, Munique, Hamburgo, entre outras.
Em maio de 2011 Fabio Martino venceu por unanimidade o Concurso Internacional promovido em Munique pelo “BDI – Bundesverband der Deutsche Industrie“. Na prova final e no concerto de premiação executou o 5° concerto para piano e orquestra de Beethoven com a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera sob a direção de Ulf Schirmer.
Martino nasceu em 1988em São Paulo e iniciou seus estudos de piano aos 5 anos. Como bolsista da Fundação Magda Tagliaferro foi aluno de Armando Fava Filho. Em 2008 ingressou na Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, aonde estuda sob a orientação de Sontraud Speidel com uma bolsa particular concedida por Paulo Bilyk. Participou de Master Classes com grandes nomes da música como Lilya Zilberstein, Antonio Menezes, Joaquín Achúcarro, Jerome Rose, Joaquín Soriano, Rudolf Kehrer.
Desde 2009 Martino integra o quadro de jovens solistas do “Keyboard Charitable Trust“, organização européia que realiza concertos na Europa e América do Norte, e sua estréia foi em um recital no Steinway Hall de Londres em março de 2010.
Martino foi solista das orquestras sinfônicas Brasileira, do Estado de São Paulo, da Universidade de São Paulo, de Santo André, da TV Cultura, da Rádio da Baviera, tocando sob a regência de Ulf Schirmer, Yeruham Scharowsky, Johannes Schlaefli, Carlos Moreno, Mateus Araujo, entre outros.
“… Fabio Martino reviveu energicamente o 5°concerto para piano e orquestra de Beethoven com uma força criadora decisiva, demonstrando prazer nas passagens harmoniosas, mas também vigor e brilho nos momentos de virtuosismo…“
Frankfurter Allgemeine Zeitung –5.2011
“… após um momento de concentração foi como se Martino tivesse se inserido em uma outra esfera e entrado inteiramente na obra prima de Beethoven com toque sensível e interpretação soberana…“
Neue Musik Zeitung e Münchner Merkur – 6.2011