Guiomar Novaes do Brasil
O livro e os CDs da pianista com a New York Philharmonic
O livro Guiomar Novaes do Brasil, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, por iniciativa do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, acompanha a carreira de Guiomar Novaes nos Estados Unidos, com ênfase em sua trajetória em Nova York. O conteúdo, levantado em pesquisas e entrevistas no Brasil e nos Estados Unidos, procura relacionar Guiomar e sua época, seguindo a linha de sua carreira americana que foi de 1915 a 1972, sempre aclamada como soberana do piano mundial pelos críticos e pelo público.
O volume traz, encartados, dois CDs com três de seus 27 concertos com a New York Philharmonic, sob a regência de Leonard Bernstein (Chopin nº 2), de George Szell (Beethoven nº 4) e de Andre Cluytens (Schumann), além de diversos números extras, registrados em recitais. Os concertos para piano e orquestra, gravados a partir de transmissões radiofônicas nos anos 1950, foram remasterizados nos Estados Unidos, e são um documento fundamental da importância de Guiomar para o universo do piano no século XX.
Em consonância com a homenagem do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, vale dizer que, em uma de suas últimas entrevistas, em 1976, Guiomar declarou ao Jornal do Brasil: “Há um esquema que me cansa, nos bastidores dos concertos. Farei apenas gravações e participarei de concursos de piano. Quem sabe um dia desses descubro outra menina de 13 anos com a minha mesma devoção à música e idêntico sentido de responsabilidade. Gostaria que fosse também brasileira e orgulhosa de seu país, como tenho sido nesses anos todos”.