Haochen Zhang
Haochen Zhang nasceu em 1990, em Xangai, na China, e venceu o Primeiro Prêmio e a Medalha de Ouro no Concurso Internacional Van Cliburn, aos dezenove anos, em 2009. Haochen foi o primeiro chinês vencedor na história do concurso.
Menino prodígio, aos cinco anos, Zhang deu seu primeiro recital, apresentando as 15 Invenções a Duas Vozes de Bach, e as sonatas de Haydn e Mozart; aos seis anos, fez seu début com a Orquestra Sinfônica de Xangai, interpretando o Concerto para Piano K. 467 de Mozart; aos sete e aos nove anos, ganhou o Primeiro Prêmio no Concurso de Piano de Xangai. Aos 12 anos, Zhang deu uma série de recitais na China, cujo programa incluia os Doze Estudos op. 10 de Chopin.
Zhang superou 115 candidatos para ser aceito na classe do pianista Gary Graffman, no renomado Curtis Institute of Music, na Filadélfia.
Vencedor do concurso organizado pela Orquestra da Filadélfia, o Albert Green Student Competition, Zhang recebeu, como prêmio especial, um concerto na temporada da Orquestra da Filadélfia, em 2007, interpretando o Concerto nº2 de Rachmaninov.
Zhang foi o mais jovem vencedor do Fourth China International Competition e em 2008, com dezessete anos apresentou-se, na grande sala do Carnegie Hall, com a New York Youth Symphony Orchestra.
Desde seu Primeiro Prêmio no Concurso Internacional Van Cliburn, Zhang fez tournées pela Europa, Japão, Estados Unidos e Israel, incluindo concertos com as Orquestras Filarmônica de Israel, Filarmônica de Londres e Hong Kong, as Sinfônicas de Belgrado e Kansas City e uma tournée com a Orquestra de São Francisco.