V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
Daniel Ciobanu é o vencedor do V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

Daniil Trifonov

 

“Ontem escutei Trifonov novamente no You Tube – ele tem tudo e mais. O que ele faz é tecnicamente incrível. Inacreditável também é seu toque, uma mistura de ternura com o elemento demoníaco. Eu nunca ouvi algo parecido”

Martha Argerich, The Financial Times, 09/07/2011.

 Em menos de um ano (2010-2011), o pianista russo Daniil Trifonov ganhou alguns dos mais importantes prêmios da música para jovens artistas.

Além do cobiçado Primeiro Prêmio no Concurso Internacional Tchaikovsky, em junho de 2011 em Moscou, recebeu no mesmo concurso a Medalha de Ouro (uma celebração de excelência), o prêmio de Melhor Intérprete de um Concerto de Mozart e – coisa rara – foi eleito também o Favorito do Público. O maestro Valery Gergiev  entregou a Daniil Trifonov, pessoalmente, o Grand Prix, como melhor candidato do Concurso Internacional Tchaikovsky, em qualquer categoria (piano, violino, violoncelo e canto).

Um mês antes, em maio de 2011, Trifonov havia recebido o Primeiro Prêmio, a Medalha de Ouro e sido eleito Favorito do Público no Concurso Internacional Arthur Rubinstein, em Israel. Em 2010, ele recebeu a Medalha de Bronze e o Prêmio Especial de Melhor Intérprete de Mazurkas no Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia.

Trifonov vem sendo convidado desde então para se apresentar com diversos conjuntos e regente renomados: a Orquestra Filarmônica de Londres e a Orquestra Mariinsky/Valery Gergiev, a Filarmônica de Israel/Zubin Mehta, a Filarmônica de Varsóvia/Antoni Wit, assim como com os regentes Sir Neville Marriner, Mikhail Pletnev, Vladimir Fedosseyev.

Trifonov tocará também na Salle Pleyel, Carnegie Hall, Suntory Hall, Wigmore Hall, na italia, França, Israel e Polônia. Recentemente, Daniil Trifonov fez seu début em Tóquio, deu recitais no Teatro Mariinsky e tocou em Varsóvia ,sob a direção de Krysztof Penderecki, num concerto comemorativo ao aniversário de Chopin. Apresentou-se também em recitaisem La Fenice (Veneza), no Festival de Brighton (Inglaterra) e como solista da Orquestra Verdi de Milão.

Trifonov começou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. De 2000 a 2009, estudou piano na Gnessin School of Music (escola especializada para talentos excepcionais) com Tatiana Zelikman, além de composição, música de câmara e orquestral. Desde 2009, Trifonov estudou no Cleveland Institute of Music (EUA), na classe de Sergei Babayan.

Entre 2003 e 2009, Trifonov foi laureado em nove concursos internacionais de piano e recebeu a Guzik Foundation Career Grant. Seu primeiro CD, com obras de Chopin, foi lançado pela Decca em 2011. O pianista está vindo à América do Sul pela primeira vez.