V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

PIOTR PALECZNY

Um dos mais destacados pianistas e professores poloneses, foi premiado em cinco concursos internacionais de piano. Concluiu seus estudos de piano na Frederick Chopin Music University em Varsóvia na classe do prof. Jan Ekier. A oportunidade de exercer um convívio artístico com Arthur Rubinstein e Witold Lutoslawski também exerceu enorme impacto no desenvolvimento final de sua personalidade artística.
O successo alcançado no VIII Frederick Chopin International Competition abriu a Paleczny as portas de muitas prestigiosas salas de concerto do mundo. Receber, na companhia de Garrick Ohlsson e Mitsuko Uchida, o Terceiro Prêmio, o Prêmio Especial de melhor execução de uma Polonaise e o Prêmio Witold Małcużyński Prize deu início à sua carreira de sucessos em todos os continentes.
Apresentou-se como solista com orquestras proeminentes como a Warsaw National Philharmonic, Polish Radio National Orchestra, Chicago Symphony, American Symphony, Concertgebouw, Royal Philharmonic, BBC Symphony Orchestra, Yomiuri Nippon, Gewandhaus, Tonhalle Orchester Zürich, RAI, Santa Cecilia, Orquestas Sinfónicas de Mexico, Argentina e España.
Deu concertos em importantes salas de espetáculos incluindo o Carnegie Hall, Alice Tully Hall e o UN General Assembly Hall em Nova York, Orchestra Hall em Chicago, Suntory Hall em Tokyo, Berliner Philharmonie, Gewandhaus, Teatro Colón em Buenos Aires, Concertgebouw, Musikverein e Konzerthaus em Viena, Royal Festival Hall em Londres e Festspielhaus em Salzburg.
Conduziu master classes em Nova York, Tóquio, Sidney, Paris, Amsterdam, Hamamatsu, Montevidéu, Copenhague, Cidade do México City, Varsóvia…
Conquistou amplo reconhecimento como jurado em concursos internacionais de piano em Varsóvia, Leeds, Paris, Tel Aviv, Londres, Cleveland, Toronto, Seul, Moscou…
Em julho de 2007 presidiu o Júri do Cleveland International Piano Competition, no qual foi o primeiro pianista polonês a ser convidado para presidir o júri de um concurso internacional de piano nos Estados Unidos.
Em 2001 Paleczny foi o solista do extraordinário Gala Concert pelo 100o Anniversary da Warsaw National Philharmonic Orchestra.
O CD "The best of Chopin", gravado por ele e pelo quarteto "Prima Vista" no selo DUX recebeu da Polish Phonographic Academy o prêmio "Frederick 99" e, em 2002, o "Platinum Disc".
Desde 1993 é o Diretor Artístico do mais antigo festival de piano existente no mundo – o International Chopin Piano Festival de Duszniki Zdroj, assim como Diretor Artístico do International Paderewski Piano Competition de Bydgoszcz, ambos na Polônia.
Em 1998 o Presidente da Polônia concedeu a ele o título de Professor. Paleczny coordena a classe de piano na Frederick Chopin University of Music em Varsóvia. Em apenas dez anos de sua atividade educacional, alunos de Paleczny ganharam mais de 35 prêmios e distinções em concursos internacionais e em toda a Polônia.
Em janeiro de 2010 Paleczny inaugurou o Ano Chopin com um concerto no Parlamento Polonês. O artista foi homenageado com muitos prêmios de prestígio tais como a Cruz de Comandante da Order of Polonia Restituta e a Mexican Order of the Aguila Azteca. Paleczny também recebeu a Meritorious for Culture – Gloria Artis Gold Medal.