V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

ELISSO VIRSALADZE – PRESIDENTE DO JÚRI

Elisso Virsaladze cresceu em uma família de Tíflis que por gerações esteve envolvida com a arte e a cultura da Georgia. Recebeu as primeiras lições de piano de sua avó, a Professora Anastasia Virsaladze. Após frequentar o conservatório, deixou sua cidade natal e mudou-se para Moscou. Aos vinte anos ganhou o terceiro prêmio no Tchaikovsky Competition.
Prosseguiu seus estudos em Moscou com Heinrich Neuhaus e Yakov Zak. Este mestres talentosos não só tiveram profunda influência em seu desenvolvimento artístico, como também a fizeram mergulhar na renomada tradição da pedagogia pianística russa. Portanto não surpreende o fato de ser ela, hoje, reconhecida como uma mestra exceptional cujos alunos tem conquistado extraordinário reconhecimento em concursos. O Moscow Conservatory e a Munich Musikhochschule tem Elisso Virsaladze como professora regular, e dificilmente ocorre um importante concurso internacioal sem que ela seja convidada para integrar o júri. Só para mencionar alguns onde ela é normalmente convidada: Santander, Geza Anda em Zurique ou Rubinstein em Tel Aviv assim como, logicamente, o Tchaikovsky (e ultimamente o Richter) em Moscou.
Seu amor mais profundo é pelos compositores do final dos séculos 18 and 19, principalmente Mozart, Beethoven, Chopin e Schumann. Aos vinte e quatro anos ganhou o primeiro prêmio no Schumann Competition em Zwickau, e foi considerada pela imprensa internacional como uma das grandes intérpretes contemporâneas deste compositor. Ao mesmo tempo, Elisso Virsaladze é muito conhecida por seu extenso repertório que alcança até os modernos compositores russos. A União Soviética a homenageou com um de seus maiores prêmios artísticos.
Elisso Virsaladze se apresenta regularmente em Londres, Milão, Roma, Paris, Lisboa, Berlim e Barcelona; concertos em duo com Natalia Gutman aconteceram (e se repetem), por exemplo, em Viena, Berlim, Bruxelas, Madri, Munique, Milão, Genebra, Londres e Lausanne, para citar somente as mais importantes cidades européias. Realizou turnês por toda América do Norte, Japão e Europa apresentando-se em conjuntos camerísticos e com orquestras como a Petersburg Philharmonic ou a Royal Philharmonia London. Além disso, apresenta-se regularmente com orquestras prestigiosas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Suiça e outros países.
Elisso Virsaladze se apresentou com maestros como Rudolf Barschai, Kyril Kondraschin, Ricardo Muti, Kurt Sanderling, Wolfgang Sawallisch, Evgeny Svetlanov ou Juri Temirkanov – para citar somente alguns.
A temporada 2015/2016 inclui, como de costume, recitais solo, concertos com orquestra, música de câmara, master classes e participação em júris de concursos na Alemanha, BeNeLux, Espanha, Georgia, Itália, Japão, Rússia e Taiwan.
O selo Live Classics produziu numerosas de suas gravações que oferecem uma ampla perspectiva da personalidade musical de Elisso Virsaladze.