V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver todos os vídeos.

TAMÁS UNGÁR

O pianista Tamás Ungár tem sido mundialmente aclamado pela intensidade de suas performances e pela programação inovadora. Um artista convidado frequente em numerosos centros musicais nos Estados Unidos, ele também se apresenta e ensina com frequência em todo o mundo. Nas temporadas de 2006 a 2014 apresentou mais de 70 concertos na América, Austrália, Brasil, Colômbia, Hungria, Rumânia, Inglaterra, Taiwan, China, Coréia e Japão. Alguns dos destaques dessas temporadas incluem apresentações com a Sacramento Symphony Orchestra, como solista/condutor dos Concertos para Piano de Mozart na Universidade de Leeds, como Artista Residente e uma volta a seu país natal para apresentar um recital solo e master classes na Liszt Academy de Budapeste.
Além de seus compromissos artísticos, Tamás Ungár se tornou um dos mais conhecidos e respeitados professores de piano dos Estados Unidos. Como Fundador – Diretor Executivo da PianoTexas International Academy & Festival e membro da Texas Christian University (TCU) Piano Faculty, ele atrai estudantes de toda a América e de locais tão distantes como Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, China, Coréia, Georgia, Grécia, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Malásia, México, Polônia, Rússia, Singapura e Taiwan. Seus alunos tem recebido prêmios em competições nacionais e internacionais, apresentando-se em prestigiosos centros musicais incluindo o Alice Tully Hall e o Carnegie Recital Hall em Nova York, além de realizarem numerosas gravações. Durante os verões o Dr. Ungár tem sido professor convidado do Semper International Music Festival em Schlern, Itália, das Banff Piano Master Classes no Canadá, das International Master Classes em Katowice, Polônia e das Tel-Hai Master Classes em Israel. Desde 1989 Tamás Ungár tem sido professor convidado frequente nos mais importantes centros musicais da China e tem ensinado no Japão, Coréia, Singapura e Indonésia. De 2006 a 2014 foi nomeado Diretor Artístico do Beijing International Piano Festival e continua sendo Assessor Artístico do Zhou Guangren Summer Piano Institute.
Em 2010 o Dr. Ungár recebeu o prestigioso Presidential Scholar Program’s Teacher Recognition Award, e em 2013 a Music Teachers National Association (EUA) o designou “The Teacher of the Year”.
O Senado do Texas concedeu a Tamás Ungár o título de “Distinguished Citizen” em reconhecimento pelo trabalho e realizações de toda uma vida na área das Belas Artes.
Dentre os mestres que mais influenciaram o Dr. Ungár citam-se Alexander Sverjensky no Sydney Conservatorium of Music, Lajos Hernádi na Liszt Academy em Budapeste e György Sebök na Indiana University, onde ele recebeu seu Doutorado em Música. Antes de ocupar seu atual cargo ele lecionou no Sydney Conservatorium of Music, Austrália, na Purcell School, Inglaterra e na University of California em San Diego. Entrou para a TCU School of Music em 1978, onde é Professor de Música. Tamás Ungár grava com exclusividade para a CALA Records.