RICO GULDA
Rico Gulda nasceu em Zurique em 1968, cresceu em Munique e aí recebeu as primeiras aulas de piano, de sua mãe Yuko. Em seguida foi aluno de Ludwig Hoffmann e de Noel Flores na Universidade de Música de Viena, e terminou seus estudos obtendo o grau de mestrado. Logo após formou-se em produção cultural na Universidade de Viena.
Pensando inicialmente em seguir carreira de pianista, optou por participar de festivais internacionais e tocar como solista de orquestras como a do Mozarteum de Salzburgo, a Bruckner de Linz, a Nova Filarmönica do Japão, a Sinfônica de Milão, a Nacional da Bélgica, a Radio Svizzera Lugano, a Sinfonia de Varsóvia e a Wiener Virtuosen, entre muitas outras.
Pontos altos em sua carreira foram os concertos em memória de seu pai Friedrich Gulda, com Martha Argerich e seu irmão Paul Gulda com a Filarmônica de Viena na Wiener Konzerthaus. A gravação de um destes concertos em Tóquio foi lançada em DVD. Desde 1997 realizou gravações para a Gramola, ArtCult, Naxos, Amphion, Orplid e DG. Ressalta-se o projeto da EMI Classics Musik zu Sisi´s Hochzeit (Música para o casamento de Sissi) com obras inéditas da Huldigungskassette Wiener Compositeure tocadas no casamento imperial em 1854.
Rico Gulda lecionou no Mozarteum de Salzburgo, dirigiu o departamento de piano do Conservatório Franz Schubert de Viena e foi professor visitante durante um semestre (1999) na Universidade Hansei University em Seul, Coréia do Sul. Desde então tem sido jurado em diversos concursos internacionais, como o Concours Long – Thibaud de Paris e o Liszt Open Competition de Hong-Kong. Atualmente Rico Gulda é professor convidado de gestão cultural em várias instituições.
Extensas pesquisas em uma gravação com as Variações sobre temas de Bach escritas por Gustav Nottebohm, pesquisador de Beethoven e amigo de Brahms – premiada com o ECHO Klassik – levaram Gulda a se dedicar à obra deste compositor, e ele pretende no futuro transformá-las em tema de dissertação.
Rico Gulda foi diretor de festivais e empresário do New Yorker Absolute Ensemble, antes de, no outono de 2007, apoiar a equipe da Wiener Konzerthaus como assistente pessoal do diretor artístico. Desde o verão de 2013 dirige a programação artística da Wiener Konzerthaus e é diretor artístico do festival de verão Oberösterreichische Stiftskonzerte.