JORGE LUIS PRATS
Desde maio de 2007, quando o pianista cubano Jorge Luis Prats deu seu primeiro recital no Miami International Piano Festival, sua carreira teve uma ascensão impressionante. Seus recitais de estreia na prestigiosa série Meister Pianisten no Concertgebouw de Amsterdam foram aplaudidos de pé, e voltou a tocar na mesma série pela terceira vez em 2010, honraria esta até então reservada unicamente a Brendel e Sokolov.
Em maio de 2010 Jorge Luis estreou na Salle Pleyel, recebendo uma resposta tremendamente entusiástica do público, e, em setembro do mesmo ano, novamente triunfou no festival Piano aux Jacobins de Toulouse. Na sequência desses sucessos, foi convidado pelos organizadores de diversas séries francesas de prestígio para se apresentar no outono de 2011 na série Grand Interprètes em Lyon, no Grand Théâtre de Aix-en-Provence, para um novo convite da série Piano 4 Étoiles na Salle Pleyel e para tocar Rachmaninov com a Orquestra de Paris sob a regência do maestro Paavo Järvi.
Jorge Luis fez turnês pela Europa, América Latina, China, Japão e Coréia, e se apresentou com a Real Orquestra Filarmônica em Londres, a Orquestra Sinfônica da BBC, a Sinfônica de Dallas, etc. No México, tocou com a Orquestra da Cidade do México, a Orquestra Ofunam e a Orquestra Jalapa, e na América do Sul, com a Filarmônica da Colômbia, a Orquestra Sinfônica Simon Bolivar e a Orquestra Municipal de Caracas.
Convidado regularmente como professor por respeitadas instituições como a Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá, Escola Nacional de Artes em Havana, o Centro das Artes no México, o Conservatório de Córdoba na Espanha e o Conservatório Real em Toronto, ele também foi Diretor Artístico da Orquestra Nacional de Cuba de 1985 a 2002.
Jorge Luis Prats nasceu em Camaguey, Cuba in 1956, tendo estudado com Cesar Perez Sentenar, Barbara Diaz Alea, Margot Rojas e Alfredo Diez na Escola Nacional de Artes. Ao se formar, recebeu uma bolsa do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com Rudolf Kerer, prosseguindo seus estudos no Conservatório de Paris e mais tarde na Escola Superior de Música e Artistas em Viena, com Paul Badura Skoda e Magda Tagliaferro. Aos 21 anos, Jorge Luis recebeu o primeiro prêmio no prestigioso Concours Marguerite Long – Jacques Thibaud em Paris, bem como o prêmio especial de melhor interpretação das obras de Ravel e Jolivet.
Recebeu a medalha de ouro no Festival Katia Popova na Bulgária e o primeiro prêmio do Concurso de Piano Amadeo Roldán em Havana, Cuba.
A discografia de Jorge Luis Prats inclui a primeira gravação jamais realizada dos 24 Préludes de Scriabin, concertos de Beethoven, Grieg, Rachmaninov e Chopin, bem como obras de compositores cubanos. Seu concerto no Broward Center for the Performing Arts no Miami International Piano Festival foi gravado e lançado em DVD pelo selo VAI.
Gravou para numerosos selos como EMI, Deutsche Grammophon, ASV, IMP, Musical Heritage, Egrem e Decca.