V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
Daniel Ciobanu é o vencedor do V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

JEAN-MARIE FOURNIER

JEAN-MARIE FOURNIERNascido em 1945, recebeu seu Primeiro Prêmio de Piano em 1963 e seu Primeiro Prêmio de Música de Câmara em 1965 na classe de Jacques Février.

Seguiu-se o aperfeiçoamento com Marguerite Long, e após estudou as obras de Liszt com Georgy Cziffra, em cuja casa de Cormeil en Parisys passa a residir por longos períodos.

Tem início então uma carreira internacional que o leva a tocar na Europa, Estados Unidos e América do Sul como solista e com orquestra.

Em 1968 venceu o dificílimo concurso da BBC e se tornou pianista dessa instituição.

Em 1975, quando se preparava para dar um recital na Salle Gaveau, foi informado que o espaço iria fechar suas portas e se transformar em uma garagem. Esta hipótese lhe pareceu inaceitável e, com apoio de seu pai, assumiu a direção da sala e a salvou da demolição.

Com o apoio de sua mulher, parceira na música, produziu numerosos concertos e atraiu os maiores solistas internacionais: Rostropovitch, Argerich, Kremer, Richter, etc.

Ele deu seguimento à série das Lundis Musicaux de l’Athénée que tem revelado grandes vozes.

Muitas vezes convidado para o júri de concursos internacionais, teve a idéia de criar uma competição internacional de piano reservada exclusivamente aos finalistas de concursos internacionais, com início em Mônaco em 1992 sob a denominação de Monte Carlo Piano Masters, sob o alto patrocínio de S.A.S. o Príncipe Rainier. O concurso passou a incluir canto em 1997 e violino em 2004, e leva o nome de Prix Prince Rainier III.

Em 2000 a Salle Gaveau fechou as portas para serviços de restauração como Monumento Histórico sob o comando de Alain-Charles Perrot.

A convite do prefeito de Menton, Jean-Marie Fournier assumiu a direção artística do Festival de Menton no verão de 2000 e, além de concertos no adro da Igreja de Saint Michel, criou um local na fronteira franco-italiana onde apresentou grandes concertos de Jessye Norman, Roberto Alagna e Montserrat Caballé.

Em janeiro de 2001 a Salle Gaveau reabriu suas portas com um concerto memorável de Roberto Alagna, filmado pela France 3.

Jean-Marie Fournier é Chevalier de l’Ordre National du Mérite, Officier des Arts et Lettres Français, Commandeur de l’Ordre du Mérite Culturel Monégasque e Chevalier de l’Ordre de St Charles.