ALAN WEISS
Alan Weiss nasceu em Nova York. Saudado como “um dos mais extraordinários pianistas de sua geração” pelo lendário pianista tcheco Rudolf Firkušný, é um “poeta” nas palavras do Le Soir de Bruxelas; sua forma de tocar, conforme destacado pelo The Daily Telegraph de Londres, “alcança a própria alma da música”. “[Ele criou] um senso de direção que se assemelha em muitos aspectos à magia orquestral de Furtwängler”, escreveu o Spectator Online. Alan Weiss representa sem dúvida o retorno a uma era anterior de musicistas executantes livre-pensadores.
Sua experiência é excepcionalmente diversificada, tendo começado seus estudos na guitarra clássica, recebendo a partir dos dez anos orientação e estímulo de Andrés Segovia. A genialidade do Maestro Segovia deixou marca indelével em seu caráter musical e desenvolvimento artístico. David Saperton, ilustre professor de Cherkassky, Katchen e Bolet, genro de Godowsky e assistente, em Curtis, do legendário Josef Hofmann, apoiou em um momento crucial o desenvolvimento pianístico de Alan. Sob orientação da profunda musicalidade de Firkusny, ele conquistou o título de Doutor em Artes Musicais na Juilliard School.
Em 1974 Alan Weiss foi convidado por Rudolf Serkin a participar de seu Marlboro Music Festival. No ano seguinte foi o vencedor do Naumburg Piano Competition no Carnegie Hall. Em 1978 recebeu medalha de prata no Queen Elisabeth of Belgium International Competition, marcando efetivamente o princípio de sua carreira internacional. Estabeleceu então residência na Bélgica e tem a partir daí apresentado numerosos recitais e concertos nos Estados Unidos, Inglaterra, Europa continental, América do Sul e no Próximo e Extremo Oriente.
Seus concertos de música de câmara tem incluído apresentações com grande músicos como Rudolf Firkušný, Martha Argerich, Mischa Maisky, Ivry Gitlis, Pina Carmirelli, Elmar Oliveira e Dora Schwartzberg, entre outros. Suas gravações solo e de música de câmara tem aparecido nos selos Pavane, Vox, Phonic, D.G. e Sony, e um CD com música para piano solo de Alkan para o selo Fidelio foi recebido como uma das grandes gravações daquele compositor. Novas gravações suas com música solo de Alkan e Brahms foram lançadas recentemente pelo selo Brilliant.
Alan Weiss ensina piano no The Lemmens Institute em Leuven, Bélgica, e no Utrecht Conservatory, Holanda. Entre seus antigos estudantes, que desenvolveram carreiras como concertistas ativos e frequentemente brilhantes, estão Sergio Tiempo, Akane Sakai, Edna Stern, Eliane Reyes, Lily Maisky, Sylvia Thereza, Maxim Bandurin e Tom Beghin.
Em anos recentes, Weiss foi convidado por Marta Argerich para participar de seus festivais em Beppu (Japão), Buenos Aires e Lugano, apresentando-se em recitais e master classes que tem causado grande entusiasmo juntamente com a consagração da crítica.