V Concurso Internacional BNDES de Piano – 2016

Homenagem a Lucia Branco e Camargo Guarnieri

De 30 de novembro a 10 de dezembro de 2016

Patrocinador exclusivo
Daniel Ciobanu é o vencedor do V Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

ALAN WEISS

ALAN WEISSAlan Weiss nasceu em Nova York. Saudado como “um dos mais extraordinários pianistas de sua geração” pelo lendário pianista tcheco Rudolf Firkušný, é um “poeta” nas palavras do Le Soir de Bruxelas; sua forma de tocar, conforme destacado pelo The Daily Telegraph de Londres, “alcança a própria alma da música”. “[Ele criou] um senso de direção que se assemelha em muitos aspectos à magia orquestral de Furtwängler”, escreveu o Spectator Online. Alan Weiss representa sem dúvida o retorno a uma era anterior de musicistas executantes livre-pensadores.

Sua experiência é excepcionalmente diversificada, tendo começado seus estudos na guitarra clássica, recebendo a partir dos dez anos orientação e estímulo de Andrés Segovia. A genialidade do Maestro Segovia deixou marca indelével em seu caráter musical e desenvolvimento artístico. David Saperton, ilustre professor de Cherkassky, Katchen e Bolet, genro de Godowsky e assistente, em Curtis, do legendário Josef Hofmann, apoiou em um momento crucial o desenvolvimento pianístico de Alan. Sob orientação da profunda musicalidade de Firkusny, ele conquistou o título de Doutor em Artes Musicais na Juilliard School.

Em 1974 Alan Weiss foi convidado por Rudolf Serkin a participar de seu Marlboro Music Festival. No ano seguinte foi o vencedor do Naumburg Piano Competition no Carnegie Hall. Em 1978 recebeu medalha de prata no Queen Elisabeth of Belgium International Competition, marcando efetivamente o princípio de sua carreira internacional. Estabeleceu então residência na Bélgica e tem a partir daí apresentado numerosos recitais e concertos nos Estados Unidos, Inglaterra, Europa continental, América do Sul e no Próximo e Extremo Oriente.

Seus concertos de música de câmara tem incluído apresentações com grande músicos  como Rudolf Firkušný, Martha Argerich, Mischa Maisky, Ivry Gitlis, Pina Carmirelli, Elmar Oliveira e Dora Schwartzberg, entre outros. Suas gravações solo e de música de câmara tem aparecido nos selos Pavane, Vox, Phonic, D.G. e Sony, e um CD com música para piano solo de Alkan para o selo Fidelio foi recebido como uma das grandes gravações daquele compositor. Novas gravações suas com música solo de Alkan e Brahms foram lançadas recentemente pelo selo Brilliant.

Alan Weiss ensina piano no The Lemmens Institute em Leuven, Bélgica, e no Utrecht Conservatory, Holanda. Entre seus antigos estudantes, que desenvolveram carreiras como concertistas ativos e frequentemente brilhantes, estão Sergio Tiempo, Akane Sakai, Edna Stern, Eliane Reyes, Lily Maisky, Sylvia Thereza, Maxim Bandurin e Tom Beghin.

Em anos recentes, Weiss foi convidado por Marta Argerich para participar de seus festivais em Beppu (Japão), Buenos Aires e Lugano, apresentando-se em recitais e master classes que tem causado grande entusiasmo juntamente com a consagração da crítica.